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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3SCSEGT
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2018/12.14.22.10.10
Última Atualização2018:12.18.11.25.23 (UTC) lattes
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2018/12.14.22.10.11
Última Atualização dos Metadados2021:01.02.22.18.00 (UTC) administrator
Rótulolattes: 3781543923591839 2 BarbozaChiquettoRozRozPenSou:2018:IMGRCA
Chave de CitaçãoBarbozaChiquettoRozRozPenSou:2018:ImGrCa
TítuloImpactos da greve dos caminhoneiros de 2018 em poluentes primários e secundários em São Paulo
FormatoDVD
Ano2018
Data de Acesso02 jun. 2024
Tipo SecundárioPRE CI
Número de Arquivos1
Tamanho270 KiB
2. Contextualização
Autor1 Barboza Chiquetto, Júlio
2 Rozante, José Roberto
3 Rozante, Vinicius
4 Pendharkar, Jayant
5 Souza Alvim, Débora
Identificador de Curriculo1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHJH
Grupo1
2 DIDOP-CGCPT-INPE-MCTIC-GOV-BR
3
4 DIDMD-CGCPT-INPE-MCTIC-GOV-BR
Afiliação1 Universidade de São Paulo (USP)
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
3 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
4 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
5 Universidade Federal do ABC (UFABC)
Endereço de e-Mail do Autor1 julio22@usp.br
2 roberto.rozante@inpe.br
3
4 jayant.pendharkar@inpe.br
Nome do EventoCongresso Brasileiro de Meteorologia, 20
Localização do EventoMaceió, AL
Data27-30 nov.
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2018-12-18 11:25:31 :: lattes -> administrator :: 2018
2021-01-02 22:18:00 :: administrator -> simone :: 2018
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãopublisher
Palavras-Chavepoluição veicular
microambiente urbano
ResumoA qualidade do ar afeta diretamente a saúde da população, em especial nos grandes centros urbanos. Durante o período de 21 a 31 de maio de 2018, ocorreu uma greve de caminhoneiros no Brasil, que paralisou não apenas a circulação de veículos pesados, mas também grande diminuição na circulação de veículos leves. O objetivo deste trabalho foi de avaliar o comportamento dos poluentes CO, NO e O3 durante esse período nas estações da CETESB do Terminal Parque d. Pedro II, Pinheiros e Ibirapuera, para compreender o impacto desta mobilização social na qualidade do ar em diferentes microambientes urbanos. Os resultados foram avaliados na forma de ciclos diurnos, comparando uma média dos cinco anos anteriores (2013-2017, sem greve) com 2018 (com a greve) durante o mesmo período. Durante o período da greve, ocorreu redução intensa nos poluentes primários avaliados (CO e NO), diretamente associados à emissão veicular (ex: 50% de redução no CO). Houve aumento de ozônio, possivelmente devido à mudança no regime NOx/COV e à condições atmosféricas favoráveis. A redução dos poluentes primários foi mais acentuada nas estações Parque D. Pedro e Pinheiros do que na estação Ibirapuera, enquanto que o aumento de ozônio foi proporcionalmente igual, com o dobro dos valores observados no período durante a greve em comparação ao mesmo período sem greve dos anos anteriores. Os resultados deste estudo são importantes para apontar a contribuição das fontes de poluentes e estudar o impacto da poluição veicular no ar urbano. ABSTRACT: Air quality directly affects population health, particularly in large urban conglomerations. During the period from 21 to 31 of May, 2018, there was a truck driver strike in Brazil which paralyzed heavy-duty vehicles operation and greatly impacted light-duty vehicle circulation as well. The objective of this work was to evaluate the behaviour of the pollutants CO, NO and O3 during this period in the State Environmental Agency (CETESB) stations Terminal Parque d. Pedro II, Pinheiros and Ibirapuera, in order to understand how this social mobilization impacted air quality in different urban microenvironments. Results were analysed in the form of diurnal cycles, comparing the average of the five previous years (2013-2017, no strike) to 2018 (with strike) during the same period. During the strike, there was an intense decrease in the primary pollutants (CO and NO), directly associated to vehicular emission. There was a strong increase in ozone, possibly due to changes in the NOx/VOC ratio and to favourable atmospheric conditions. The decrease in primary pollutants was sharper in Parque D. Pedro and Pinheiros stations than Ibirapuera; however, ozone increased proportionally in all stations, essentially doubling during the strike period in comparison with the same period in previous years without strike. Results of this study are important for determining the pollutant source contributions and study the impacts of vehicular pollution in the urban air.
ÁreaMET
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://plutao.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W/3SCSEGT
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Idiomapt
Arquivo Alvochiquetto_impactos.pdf
Grupo de Usuárioslattes
Grupo de Leitoresadministrator
lattes
Visibilidadeshown
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/43SKC35
8JMKD3MGPCW/43SQKNE
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2021/01.02.22.14 4
sid.inpe.br/bibdigital/2021/01.01.17.20 3
sid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.52.36 1
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress edition editor isbn issn lineage mark mirrorrepository nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress readpermission rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type url volume
7. Controle da descrição
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